quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Câncer de Mama – Linfedema

A obstrução linfática é um bloqueio dos vasos linfáticos. O linfedema é um inchaço que pode ocorrer por causa de uma obstrução linfática. Os vasos linfáticos contêm veias que funcionam como válvulas, as quais possibilitam um fluxo unidirecional. Os vasos linfáticos restituem os fluídos coletados dos tecidos para a corrente sangüínea. Quando os vasos linfáticos ficam obstruídos, os fluídos permanecem nos tecidos, causando o inchaço (edema).
No tratamento do Câncer de mama Uma das principais seqüelas do seu tratamento é o linfedema de membro superior que, após sua instalação, se torna uma condição crônica e incapacitante, causando importantes problemas físicos, sociais e psicológicos. (não são todos os casos que apresentam esse quadro).O conhecimento dos fatores de risco para o desenvolvimento do linfedema é primordial para o estabelecimento de condutas preventivas, sejam elas pré,intra ou pós-operatórias. Na maioria dos artigos consultados para esse pesquisa demonstra que:

”PACIENTES OPERADAS E SUBMETIDAS À FISIOTERAPIA APRESENTARAM MELHORES RESULTADOS FUNCIONAIS,COM MENOS COMPLICAÇÕES CIRÚRGICAS, MELHORES AMPLITUDES DE MOVIMENTO E FORÇA MUSCULAR, REDUZINDO O RISCO DESENVOLVIMENTO DO LINFEDEMA ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário